Adaptações à vida planctônica

      Uma adaptação é uma característica, seja ela física ou comportamental, que permite que um organismo se desenvolva em um habitat, gerando descendentes. 
     
      Os organismos planctônicos são muito diversos, mas apesar disso a grande maioria apresenta tamanho reduzido e cores bem claras, chegando à transparência. Essas são características básicas para que os indivíduos consigam se desenvolver no ambiente aquático. 
     
      A pouca pigmentação é importante para que os predadores não percebam a presença desses organismos. E o tamanho reduzido é uma característica que permite que os mesmos fiquem por mais tempo na coluna d'água, pois altera a densidade dos indivíduos. Ainda considerando a forma, o achatamento de alguns é bem comum, pois aumenta a relação área/volume facilitando a flutuação. 

     
       Alguns zooplânctons apresentam seleção iônica, ou seja, excluem íons pesados dos fluídos celulares. A presença de gotas de óleo e o acúmulo de gases também são estratégias importantes, pois como os óleos e gases são menos densos que a água, contribui na diminuição da densidade desses animais, permitindo a flutuação na coluna d'água. 
      
      Cada espécie desenvolve adaptações de acordo com as necessidades. Assim os organismos aquáticos não possuem as mesmas características dos terrestres. 

        

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...