Fontes

      Essa seção visa disponibilizar aos leitores fontes de publicações de graduandos, mestrandos e doutorandos brasileiros sobre Oceanografia Biológica e Biologia Marinha. As revistas digitais especializadas são os principais meios de divulgação científica atuais.
   
      Grande parte dos livros que encontramos em bibliotecas e que abordam o assunto "Oceanografia" ou "Biologia Marinha" não são feitos com base nos ecossistemas do Atlântico Sul, o qual é o oceano que banha o Brasil e muitos dos países da América do Sul. Isso significa dizer que para entender as particularidades dos nossos mares, estuários, lagoas é sempre bom pesquisar e ler as publicações de instituições brasileiras.

      As Universidades se destacam nesse papel de produção de conhecimento e publicação de artigos, então  os sites das mesmas geralmente disponibilizam acervos de teses, monografias e artigos em geral para os estudantes interessados. Abaixo estarão disponíveis as dicas de links, livros que podem ser acessados para a obtenção de publicações e informações científicas em geral.


       Essa revista digital é editada pelo Departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande. Nela podem ser encontradas publicações científicas sobre todas as áreas da Oceanografia, com ênfase na Oceanografia Biológica e as pesquisa são realizadas preferencialmente no oceano Atlântico-Sul. 

      - Acervo da Atlântica


  • Arquivo de Ciências do Mar - Labomar - UFC
        É uma revista eletrônica de periodicidade semestral distribuída para mais de 400 instituições em todo o mundo. Além de artigos de Biologia Marinha, essa portal disponibiliza publicações em Oceanografia física e química, em tecnologia da pesca, maricultura.

       - Arquivos de Ciências do Mar


  • Cinofauta - USP
       É um banco de imagens do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São paulo. Contém um grande acervo de fotos, todas classificadas taxonomicamente e com a caracterização dos indivíduos, e vídeos. Nesse site é possível aprender viajando por belas imagens. Vale a pena conferir.

       - Cinofauta - Banco de imagens.



  • Algae Base
       Aos que não tem problema com o inglês essa é uma excelente opção de site. É um banco de dados com espécies de alga do mundo todo, incluindo espécies terrestres. A partir do nome do gênero é possível obter completas informações taxonômicas e descrições.

      - Banco de dados - Algae Base



  • Glossário de Oceanografia / Ciências marinhas
         Acesse no link abaixo um excelente material, o qual traz, de forma bastante simplificada, o significado de muitas palavras encontradas em artigos e revistas científicas da área de ciências marinhas e especialmente na área de oceanografia. Então, não fique em dúvida, busque o auxílio desse Glossário.

        - Glossário de Oceanografia

Nenhum comentário: