Dinoflagelados

      Algas Unicelulares

      Assim como as Diatomáceas, são protistas unicelulares e autótrofos, mas estão agrupados da divisão Dinophyta. Possuem cerca de 2100 espécies conhecidas, podendo formar colônias ou não. 
     
      Os Dinoflagelados possuem clorofila A e C, além de carotenóides como pigmentos para a realização da fotossíntese. Esses organismos planctônicos tem como produto de reserva o amido, típico de vegetais. 

      Outras duas características marcantes dos Dinoflagelados são: a parede celular ser composta de placas rígidas de celulose que formam a Teca*, e a ausência ou presença de dois flagelos laterais e pinados, localizados em eixos diferentes dos organismos. 

     * As Zooxantelas são simbiontes, ou seja, vivem em associação com organismos de espécies diferentes de uma forma que ambos os lados tem benefícios, e não possuem Teca. *

       

      De maneira geral, os Dinoflagelados se reproduzem por divisão celular longitudinal, na qual cada célula fica com um flagelo e uma parte da Teca. Mas algumas espécies também apresentam reprodução sexuada. Algumas espécies de Dinoflagelados são mais estudados, por isso tem seu ciclo de vida descrito, como o número de espécies é alto, ainda é inviável descrever cada organismos separadamente. 
  
     Os Dinoflagelados estão presentes tanto em água doce, quanto em água salgada. Sendo alguns altamente tóxicos associados ao fenômeno da Maré Vermelha.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...