Ctenophora

      Esse filo é composto por organismos planctônicos que vivem até grandes profundidades e que apesar da sua importância são pouco estudados. Antigamente, os ctenophoros eram agrupados juntamente com os Cnidários. Mas atualmente estão em um filo separado, sendo ainda subdividido em duas classes de acordo com a presença de tentáculos - classe Tentaculata e Nuda -  e com cerca de 100 espécies descritas. O nome Ctenophora deriva do grego e significa "portador de pentes". 

      Os Ctenophoros são organismos exclusivamente marinhos, com simetria birradial e triploblásticos, ou seja, possuem três camadas de células no corpo, sendo a ectoderme a mais externa, a endoderme a mais interna e a mesoderme bem primitiva. Os organismos apresentam uma estrutura corporal bastante simples, sendo similar a dos Cnidários. Observe na imagem abaixo a anatomia desse organismo:




      Esses organismos variam bastante no tamanho, podendo chegar a mais de um metro, algo que é considerável para organismos que se locomovem com o auxílio de cílios. Os sistema nervoso é formado por uma rede difusa e possuem uma cavidade gastrovascular com ramificações complexas que terminam em dois poros anais, diferentemente dos Cnidários que não possuem uma estrutura oposta a boca. 

       Na camada de células mais externa dos tentáculos, esses organismos possuem células bem específicas denominadas de "coloblastos", as quais liberam uma substância aderente bastante importante na captura de presas. Outra característica marcante é a presença de oito placas ciliadas, denominadas pentes, e que auxiliam na locomoção. 




      Quanto a reprodução, a maioria dos organismos desse filo são hermafroditas, mas fazem fecundação cruzada, pois é mais vantajosa quando se fala em evolução das espécies. A fecundação ocorre na água e o desenvolvimento é indireto, pois tem a presença de uma larva denominada "Cidipídio", a qual já é semelhante ao organismo adulto. 

      Ecologicamente, são animais heterotróficos e carnívoros, que se alimentam principalmente de micro crustáceos. A superpopulação de Ctenóphoros pode causar prejuízos a economia, pois quando as presas adultas estão pouco disponíveis, passam a se alimentar de ovos e larvas, os quais fazem parte de uma importante divisão do plâncton - "Ictioplâncton", justamente por serem fundamentais na economia pesqueira.  
      

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...