Cnidária - Sub-Filo Medusozoa


Plâncton Gelatinoso

      Esse filo abrange cerca de 11000 espécies conhecidas, sendo a maioria de ambiente marinho. Apesar da simplicidade estrutural, podem ser considerados bem sucedidos, pois são bastantes abundantes no plâncton, estando geralmente no macroplâncton, e nos bentos também. 
  
     O filo Cnidária é bem representado por Anêmomas, Corais, Águas vivas. Os indivíduos desse táxon são pluricelulares e foram os primeiros a apresentar uma cavidade digestiva, a qual representa uma importante evolução, a apresentarem também tecidos corporais verdadeiros e células nervosas. 

      Quanto ao aspecto morfológico, os cnidários apresentam simetria radial e podem ser "medusas" ou "pólipos". As medusas representam os organismos natantes, os quais podem formar colônias conhecidas como Caravelas, e os pólipos são sésseis e também formam colônias como por exemplo os Corais. A figura abaixo representa de forma simples a anatomia do corpo de um Cnidário.



  
       A presença de Cnidoblastos, que é uma estrutura de defesa, a digestão ser intra e extracelular, os animais serem diblásticos, ou seja, possuírem duas camadas de células ( Epiderme e Gastroderme) são características comuns a todos os os cnidários. Entre as duas camadas de células citadas anteriomente, existe uma camada denominada mesogléia, a qual é gelatinosa e mais abundante nas medusas, por isso mesmo é que o sub-filo Medusozoa faz parte do plâncton gelatinoso.

      O sub-filo Medusozoa é composto por organismos que apresentam a fase medusóide no seu ciclo de vida. Hydrozoa e Scyphozoa são duas conhecidas classes desse táxon. Os organismos da classe Hydrozoa são predominantemente coloniais, a mesogléia é acelular, gastroderme sem cnidócitos e os representantes são as caravelas, os hidroides e os corais de fogo.  A classe Scyphozoa possui cerca de 215 espécies conhecidas e a cavidade gastrular dividida em 4 partes, sendo as águas vivas as famosas representantes. 


Aurelia - Scyphozoa

       Os cnidários apresentam reprodução assexuada, quando o ambiente é estável e varia com a época do ano, que é geralmente por Brotamento. E a reprodução sexuada ocorre quando o organismo precisa de adaptações e em épocas desfavoráveis. Esses organismos são essencialmente carnívoros e podem capturar presas de tamanho considerável. Algumas espécies ainda são ligadas a "Bloom", no qual há uma reprodução acelerada desses organismos, podendo causar prejuízos a atividade pesqueira. Algumas espécies capturadas principalmente no Pacífico também são comercializadas como alimentos nos mercados asiáticos. 

       
       

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...