Cianobactérias

      Algas azuis ou Cianofíceas 

      Na divisão das cianobactérias estão os menores organismos existentes com pigmentos fotossintetizantes. Por possuírem clorofila A e produzirem oxigênio na fotossíntese, semelhantemente a algas e plantas, são também conhecidas como algas azuis ou cianofíceas, sendo pertencentes ao domínio Bacteria. Além da clorofila A, as algas azuis também podem conter a clorofila B ou D e como acessórios Ficobilinas. 
   
       As Cianobactérias ocorrem em uma grande diversidade de formas, apesar de serem unicelulares e procarióticas. Algumas espécies vivem como células isoladas e livres (Cocóides), outras vivem dentro de uma mucilagem, a qual é uma estrutura de polissacarídeos e proteínas que ajuda na flutuação. As células também podem se juntar através da parede celular, formando filamentos ou tricomas. 

Synechococcus

         Alguns desses filamentos produzem células diferenciadas que são denominadas de "Heterócitos", essas células são maiores que as demais e parecem vazias, internamente não possuem oxigênio, o que é importante para o funcionamento da enzima nitrogenase, e não realizam fotossíntese. Essas células presentes nos filamentos de Cianobactérias são importantes para a fixação de nitrogênio e se desenvolvem justamente na ausência desse nutriente. 

Anabaena - Filamentosa.

       O Acineto é outra estrutura diferenciada presente em algumas cianobactérias. Essas bactérias fotossintetizantes possuem o glicogênio como produto de reserva e essas células diferenciadas denominadas de Acineto são maiores que as normais e possuem alta concentração de glicogênio. A formação dessas células diferenciadas é estimulada por baixa concentração de nutrientes, falta de luz e baixas temperaturas. 

      A reprodução das cianobactérias é por divisão binária, ou seja, reprodução assexuada. As colônias formam fragmentos móveis, denominados hormogônios, os quais darão origem a novos filamentos, tricomas ou colônias. 

Spirulina

      As cianobactérias estão bastantes presentes em "oceano aberto",sendo responsáveis por quase 50% do oxigênio produzido nessas áreas. Essas regiões possuem baixa concentração de nutrientes, por esses organismos possuírem células diferenciadas não tem grandes problemas em habitar essas áreas. Algumas poucas espécies produzem toxinas que podem ser prejudiciais aos outros organismos aquáticos. 

      As cianofíceas habitam diversos habitats e alguns com condições extremas de salinidade, temperatura, pressão. Algumas teorias, atualmente aceitas, dizem que esses foram os organismos que produziram o primeiro oxigênio da terra, além de serem os responsáveis pela deposição massiva de carbonato nos oceanos. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...