Composição da água do mar

Água do mar

     A água é transportada ao redor do nosso planeta através das transformações entre os estados físico, sólido e gasoso, sendo a única substância a ocorrer naturalmente nesses três estados. A capacidade térmica alta, a alta absorção de energia e a capacidade de dissolver um grande número de substâncias, sendo considerada um solvente universal, são algumas características físicas desse recurso. 
     
     Mas, e a composição da água?
     
     A composição da água varia entre os diversos ambientes. Por exemplo, a água do mar possui uma maior concentração de sais minerais quando comparada à água fluvial (rios) ou pluvial (chuvas). Essa diferença de composição é principalmente relacionada à formação geológica na qual o reservatório se encontra. E em águas continentais, a composição também varia em função das atividades antrópicas realizadas na região.
     
     A água do mar é uma solução, na qual a água pura é o solvente e os sólidos, provenientes do intemperismo, das atividades vulcânicas e hidrotermais, são o soluto. Esses sais dissolvidos na água alteram algumas de suas propriedades, como por exemplo: aumenta a densidade e diminui o ponto de solidificação. 
     
     A água marinha apresenta alguns componentes que são constantes em qualquer região que se analise uma certa quantidade, podem variar, mas sempre mantém as proporções entre os principais constituintes constantes. E é composta por:

  • Água pura: cerca de 96,5% dos oceanos é composto por água. 
  • Sais minerais: os sais dissolvidos nos oceanos representam 3,5% da composição total. 
  • Gases dissolvidos: os mesmos são provenientes da interação do oceano com a atmosfera, o gás oxigênio e o gás carbônico são os mais conhecidos.
     
    Os sais minerais mais abundantes nos oceanos são:

  1. Cloreto - Cl.
  2. Sódio - Na.
  3. Sulfato.
  4. Magnésio.
  5. Cálcio. 
    
     Além dos sais, que se apresentam na formam de íons, na água do mar também estão dissolvidos gases, materiais particulados que ficam em suspensão, nutrientes e metais denominados de "Traço", por estarem presentes em uma quantidade muito pequena. 
     
     O material particulado em suspensão pode ser tanto orgânico, representado por organismos vivos ou em decomposição, quanto inorgânico, o qual é representado por materiais fragmentados por intemperismo, carapaças e conchas de animas. 
     
     Os gases dissolvidos são provenientes principalmente da interação do oceano com a atmosfera, o oceano é o principal fornecer de oxigênio da atmosfera, assim como retira grande parte do gás carbônico para a realização da fotossíntese. 
     
     Os nutrientes são os compostos que são essenciais para o desenvolvimento da vida. Assim, como grande parte de tudo existente, os nutrientes são reciclados por processos naturais e podem ser divididos em:

  1. Macronutrientes: os quais são necessários em quantidades grandes e pela maioria dos organismos presentes no ambiente. O carbono, o oxigênio e o nitrogênio são bons exemplos.
  2. Micronutrientes: são necessários em pequenas quantidades e somente por alguns organismos aquáticos, o ferro é um exemplo.
     
     E o principal aporte de nutrientes para os oceanos são os continentes, que de modo pontual insere cargas elevadas de substâncias no ambiente aquático. O assunto nutrientes também já foi abordado no tema "Produtividade marinha". 
     
     Então, apesar de visualmente não ser possível observar essa variedade composicional, a água do mar é uma fonte de recursos muito valiosa, pois muitos desses sais e metais presentes, são constantemente utilizados pela sociedade. 
     

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...