Por que as cores dos oceanos variam?

Cores dos Oceanos       

      As cores dos oceanos variam de acordo com os sedimentos, detritos dissolvidos e da turbulência na região. Nas zonas mais rasas, como nas praias, a cor da areia que se encontra no fundo também é relevante. Quanto mais clara for a areia, mais luz solar vai refletir, causando a impressão da água ser mais clara em regiões rasas que em áreas mais profundas do oceano aberto. 
       
     A luz solar quando incide em uma superfície parte dela é absorvida, parte é espalhada e uma outra é refletida. A cor que enxergamos em um objeto é determinada pelo comprimento de onda do espectro eletromagnético que o mesmo reflete. 

     Radiação eletromagnética é uma energia dinâmica que se manifesta quando interage com a matéria. E o espectro eletromagnético compreende todas as frequências da radiação eletromagnética. A parte que é perceptível ao olho humano chamamos de espectro da luz visível.

      A água, devido as suas características moleculares, reflete mais os comprimentos de onda longos, como o azul. Por isso, quando olhamos para os mares vemos em grande parte essa cor refletida. O verde é outra cor bem encontrada em algumas regiões marinhas e pode estar relacionada ao grande número de fitoplânctons ou algas presentes na área, pois estes organismos possuem clorofila, que é um pigmento verde fundamental na realização da fotossíntese. 
      
     Em zonas de transição entre os mares e os rios, podemos encontrar também cores marrom, preto e vermelho isso é devido principalmente aos minerais, como o ferro, e as substâncias orgânicas, as quais foram sendo dissolvidas, presentes na água. Então, essa variação de cor, de modo geral, é uma consequência dos componentes da água e da formação geológica local. 


Azul ou Verde, qual a cor do oceano?


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...