Bioinvasão Marinha

         Nós vamos invadir sua praia

          O termo "Bioinvasão" ou "Invasão biológica" determina a presença de organismos em ambientes nos quais não haviam registros anteriores para determinada espécie.
   
          A movimentação de espécies entre regiões é natural, geralmente as mesmas buscam locais de ofereçam condições favoráveis de desenvolvimento. Mas as atividades humanas estão acelerando esse intercâmbio e favorecendo a diminuição da biodiversidade em alguns locais.

          A Bioinvasão pode ser dividida em dois tipos:

  •  Expansão: corresponde à movimentação natural dos organismos. 
  •  Introdução: corresponde ao transporte de espécies através de atividades humanas. 
         O transporte, o estabelecimento, a expansão e o possivelmente o impacto são as etapas de uma invasão biológica. Primeiramente, precisam aguentar as longas viagens até a área receptora. A seguir, precisam se adaptar as novas condições ambientais e conseguir se expandir para se manterem uma população estável. Assim, as espécies para serem denominadas de invasoras precisam demonstrar uma grande resistência.

         Outro termo muito importante neste tema é o "Vetor". E o que seria o Vetor? É o meio pelo qual a espécie é transportada a um novo habitat. Existe uma grande quantidade de Vetores e dentre eles podemos identificar os intencionais, como a aquicultura, e os não intencionais, como a água de lastro. Os navios, os quais transportam organismos planctônicos na água de lastro e organismos incrustados no casco, e aquários domésticos ou de pesquisa estão os vetores mais comuns.

        Ecologicamente esse assunto é muito estudado, principalmente no ecossistema terrestre, e os estudos revelam importantes interações biológicas entre as espécies nativas e as invasoras. Essas interações, como competição e predação, podem gerar efeitos negativos, como a extinção de espécies locais. Por outro lado, as espécies nativas podem facilitar o estabelecimento de espécies exóticas e não serem afetadas, contribuindo para uma maior estruturação da comunidade.

         No Brasil, desde a época da colonização havia uma intensão introdução de espécies invasoras através dos cascos de navios e das pessoas que vinham do continente europeu, o vibrião da cólera e alguns mexilhões são exemplos de bioinvasores dessa época. No séculos XX ,com a intensificação do comércio marítimo, alguns estudos registram que mais de 40 espécies invasoras foram introduzidas no litoral brasileiro. Atualmente, os estudos sobre esse fenômeno aumentaram consideravelmente e são analisados com uma visão multidisciplinar objetivando prevenir e controlar possíveis desequilíbrios ambientais.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...