Grande parte dos organismos dessa divisão possuem ciclo de vida bem curto e por isso sentem facilmente qualquer alteração no meio ambiente. Assim são bastante utilizados em testes de qualidade de água.
O nome "Zooplâncton" varia do grego Zoo = Animal e Plâncton = errante. Os organismos zooplanctônicos podem ser tanto meroplanctônicos, como os estágios larvais de crustáceos e peixes, quanto holoplanctônicos, como os Copépodes os quais são um grupo dos crustáceos.
Ecologicamente, os zooplânctons são em grande maioria heterotróficos e na cadeia trófica são consumidores primários ou secundários, com algumas espécies ainda sendo detritívoras. Sendo bastante importantes economicamente, pois algumas espécies são cultivadas para servirem de alimento para pescados que são comercializados em larga escala.
Muitos filos bem conhecidos estão representados no zooplâncton, como os Artrópodes, Moluscos, Cnidários e até Cordatos. Falaremos mais detalhadamente de algumas classes nos próximos artigos. Observe abaixo a "visão de um cientista" quando coleta esses organismos e visualiza no laboratório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário